Neste livro de Ricardo Azevedo, você vai descobrir que o material escolar é muito mais divertido do que parece e pode até virar poesia. Seu caderno, por exemplo. Você já reparou tudo que cabe nele? Figurinha, desenho, fotografia, letra de música, número de telefone... cabe até lição! E a caneta hidrocor, então, como é útil! Com ela você faz nariz de palhaço, bigodinho, pintinhas, antenas... A régua mede muita coisa, mas não mede alegria, beleza nem mesmo amor. O apagador parece que tem o nome errado... Ou alguém já viu apagador que apaga alguma dor? (Site editora Moderna)
Constitui-se também em uma boa sugestão para iniciar os trabalhos em turmas de alfabetização, pois o professor tem a oportunidade de abordar com as crianças que nem sempre existiram esses materiais, que eles são criações humanas. Hoje utilizamos o caderno. Mas sempre foi assim? Sempre utilizamos o lápis para escrever?
O professor pode partir desse livro para abordar a História da Escrita. O trabalho com a história da escrita permite que as crianças compreendam a escrita como uma criação humana, portanto histórica e cultural, uma vez que parte do pressuposto de que “os sujeitos se constituem no mundo no seio das relações sociais e históricas”(SERRA, 2008).
Pensando nisso, a professora Karla desenvolveu o trabalho abaixo sobre a História da Escrita com seus alunos de 1º ano na EMEF São João Crisóstomo, Rede Municipal de Cariacica no ano de 2009.
Conhecendo a História da Escrita, os símbolos que eram utilizados para escrever...
Localizando a região da Mesopotâmia
Inventando símbolos para representar os dias da semana
Inventando símbolos para os nomes
Escrevendo símbolos dos nomes em argila, como o povo Sumério
Alunos com as "tabuinhas de argila"
Escrita nas "tabuinhas de argila"
As imagens foram autorizadas pela professora Karla.
REFERÊNCIAS:
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes; SCHWARTZ, Cleonara Maria. Alfabetização: teoria e prática. Curitiba, PR: Sol, 2009.
SERRA, Prefeitura Municipal da. Orientação Curricular de Educação Infantil e Ensino Fundamental: articulando saberes, tecendo diálogos. Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Ensino. Serra: ABBA Gráfica e Editora, 2008.
Este trabalho foi relevante, através do Curso de Alfabetização Teoria e Prática,onde obtive uma resposta bastante significativa com os alunos, aplicando o procedimento da História da Escrita, introduzindo atividades com um diálogo atual, mas resgatando a História da Escrita desde seu início. Foi uma viagem de descobertas e linguagens diversas das crianças.Abraços Professora karla zacchê,(Pedagoga/Psicopedagoga)
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ResponderExcluirTambém fiz este belo curso e adoto esta metodologia de apresentar aos alunos a história da escrita pois aumenta o interesse pela descoberta do seu processo.
ExcluirParabéns!
Luciley Sandra.
Prezados colegas, por gentileza, vocês tem a publicação "Orientação Curricular de Educação Infantil e Ensino Fundamental: articulando saberes, tecendo diálogos" para disponibilizar? Já grata!
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