quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Proposta de trabalho: materiais escolares/ História da Escrita

 
Neste livro de Ricardo Azevedo, você vai descobrir que o material escolar é muito mais divertido do que parece e pode até virar poesia. Seu caderno, por exemplo. Você já reparou tudo que cabe nele? Figurinha, desenho, fotografia, letra de música, número de telefone... cabe até lição! E a caneta hidrocor, então, como é útil! Com ela você faz nariz de palhaço, bigodinho, pintinhas, antenas... A régua mede muita coisa, mas não mede alegria, beleza nem mesmo amor. O apagador parece que tem o nome errado... Ou alguém já viu apagador que apaga alguma dor? (Site editora Moderna)





 O livro contribui para que as crianças aprendam sobre os usos de vários objetos escolares, uma vez que "os objetos não falam, eles não dizem como podem ser usados, para que servem. Quem fala e quem diz somos nós, os seres humanos. Assim, somente nós podemos realizar a mediação entre as crianças e os objetos culturais. Somente, por meio da nossa mediação, as crianças podem produzir conhecimentos e se apropriarem dos conhecimentos criados ao longo da história humana (GONTIJO, p. 12, 2009)".

Constitui-se também em uma boa sugestão para iniciar os trabalhos em turmas de alfabetização, pois o professor tem a oportunidade de abordar com as crianças que nem sempre existiram esses materiais, que eles são criações humanas. Hoje utilizamos o caderno. Mas sempre foi assim? Sempre utilizamos o lápis para escrever?
O professor pode partir desse livro para abordar a História da Escrita. O trabalho com a história da escrita permite que as crianças compreendam a escrita como uma criação humana, portanto histórica e cultural, uma vez que parte do pressuposto de que “os sujeitos se constituem no mundo no seio das relações sociais e históricas”(SERRA, 2008).
Pensando nisso, a professora Karla desenvolveu o trabalho abaixo sobre a História da Escrita com seus alunos de 1º ano na EMEF São João Crisóstomo, Rede Municipal de Cariacica no ano de 2009.
 
 
Conhecendo a História da Escrita, os símbolos que eram utilizados para escrever...
 
 
Localizando a região da Mesopotâmia

Inventando símbolos para representar os dias da semana

Inventando símbolos para os nomes

Escrevendo símbolos dos nomes em argila, como o povo Sumério

Alunos com as "tabuinhas de argila"

Escrita nas "tabuinhas de argila"


As imagens foram autorizadas pela professora Karla.
 
REFERÊNCIAS:
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes; SCHWARTZ, Cleonara Maria. Alfabetização: teoria e prática. Curitiba, PR: Sol, 2009.
SERRA, Prefeitura Municipal da. Orientação Curricular de Educação Infantil e Ensino Fundamental: articulando saberes, tecendo diálogos. Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Ensino. Serra: ABBA Gráfica e Editora, 2008.

4 comentários:

  1. Este trabalho foi relevante, através do Curso de Alfabetização Teoria e Prática,onde obtive uma resposta bastante significativa com os alunos, aplicando o procedimento da História da Escrita, introduzindo atividades com um diálogo atual, mas resgatando a História da Escrita desde seu início. Foi uma viagem de descobertas e linguagens diversas das crianças.Abraços Professora karla zacchê,(Pedagoga/Psicopedagoga)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiz este belo curso e adoto esta metodologia de apresentar aos alunos a história da escrita pois aumenta o interesse pela descoberta do seu processo.
      Parabéns!
      Luciley Sandra.

      Excluir
  3. Prezados colegas, por gentileza, vocês tem a publicação "Orientação Curricular de Educação Infantil e Ensino Fundamental: articulando saberes, tecendo diálogos" para disponibilizar? Já grata!

    ResponderExcluir