terça-feira, 23 de agosto de 2016

  A Secretaria Municipal de Educação da Serra em parceria com o Comitê Local de  Alfabetização da Serra  (COALFAS) realizará a formação em ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS E AVANÇOS com o objetivo de  compartilhar experiências vivenciadas nas escolas e fomentar reflexões/ações que possam contribuir diretamente na  prática educativa nas turmas de alfabetização.

  O evento destina-se a profissionais que atuam nas classes de alfabetização ou que desenvolvam projetos voltados      para o ensino da leitura e da escrita em outros níveis e modalidades de ensino (Educação Infantil,1º ao 9º ano do    Ensino  Fundamental ou Educação de Jovens e Adultos). 

  Poderão se inscrever pelo email: centrodeformação.sedu@serra.es.gov.br




DATAS
TEMÁTICAS
HORÁRIO E LOCAL

24/08
Roda de conversa sobre o tema “Práticas de leitura e literatura em turmas de alfabetização” – mediada pela Profª Ms. Lorena Bezerra Vieira.


Às 18:30h
No Centro de Formação Prof. Pedro Valadão Peres, Bairro de Fátima, Serra.

22/09
Oficina pedagógica – sobre as temáticas apontadas no primeiro encontro, mediadas pelo grupo do COALFAS.


09/11
Apresentação e debate do estudo sobre propostas metodológicas em salas de alfabetização – pela Prof.ª Mestranda Viviane Rosa de Lima Ribeiro Castiglioni.

No primeiro encontro apresentaremos um breve histórico das ações do COALFAS – Comitê Interinstitucional de Alfabetização no âmbito do Estado do Espírito Santo com atuação no Município de Serra-ES, onde a finalidade é promover a discussão, o estudo e a proposição de práticas sobre a alfabetização das crianças que frequentam as escolas públicas no município de Serra-ES – além de juntamente fomentar as discussões dos demais encontros. Nesse dia, teremos a participação da Profª Ms. Lorena Bezerra Vieira que irá proferir uma conversa sobre o tema “Práticas de leitura e literatura em turmas de alfabetização”.
                                           
No segundo encontro realizaremos oficinas pedagógicas, com foco nas hipóteses, avanços e realidades apresentadas pelos professores participantes do primeiro encontro, com o objetivo de fortalecer, discutir e reconfigurar novas possibilidades, frente aos desafios apresentados cotidianamente nas turmas de alfabetização do Município de Serra.

No terceiro encontro realizaremos a apresentação do estudo que vem sendo desenvolvido pela Prof.ª Mestranda Viviane Rosa de Lima Ribeiro Castiglioni sobre propostas metodológicas em salas de alfabetização frente as práticas formativas vivenciadas pelos professores que participaram da formação do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa/PNAIC, com o objetivo de problematizar os avanços das práticas pedagógicas em salas de alfabetização e a importância da formação continuada, além de apontar novas possibilidades de ações com este foco, seus desafios e realidades.

        Contamos com a participação de todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário